COMO APLICAR O PAPEL DE PAREDE
Muitas pessoas compram seus papéis de parede e optam por instalar. Para quem não sabe realizar a aplicação, estamos aqui para ensinar!!!
...Não é um "bicho de 7 cabeças", mas exige cuidado, delicadeza e paciência para sua instalação! Vamos lá!
SIGA PASSO A PASSO.
E caso você apresente alguma dúvida, é só nos comunicar que te auxiliamos e se preferir indicamos os INSTALADORES PROFISSIONAIS!
1º Passo:
Tenha em mãos:
- PAPEL DE PAREDE (Para saber a quantidade que vai precisar clique em
*Os rolos de Papel de Parede devem ter o mesmo número de lote.
- 01 COLA CMC
- 01 ESTILETE
- 01 TRENA
- 01 LÁPIS
- 01 PRUMO
- 01 ESPÁTULA DE SILICONE (CELULÓIDE)
- 01 PANO SECO E LIMPO
- 01 MESA DE APOIO
- 01 TRINCHA OU BROCHA PARA APLICAÇÃO DA COLA
- 01 TESOURA
- 01 RECIPIENTE PARA DILUIÇÃO DA COLA
- 01 ESCADA
2º Passo:
Certifique-se que a SUPERFÍCIE ESTEJA APTA para receber o papel de parede.
A superfície precisa:
- Estar FIRME (não deve ter partículas soltas, pó ou pintura tipo cal);
- Estar LISA (não deve ter irregularidades ou caroços) isso deve ser feito com Massa Corrida ou Massa Acrílica.
A PINTURA precisa estar seca e ser tinta precisa ter acabamento FOSCO ou ACETINADO. Caso a superfície esteja com tinta SEMI-BRILHO ou TINTA ESMALTE OU ÓLEO, ela precisa ser lixada e deve aplicado um fundo Preparador de Paredes que isole o brilho da mesma, para que a cola dê aderência e a aplicação fique com bom acabamento.
- Desimpeça a parede:
Retire arandelas os espelhos dos interruptores e tomadas, pregos e parafusos, no caso de você querer marcar o mesmo orifício para recolocar o prego ou parafuso deixe um pequeno prego no lugar sobressaindo da parede não mais de 1cm, assim você poderá recolocar o seu objeto no mesmo local. Caso NÃO queira recolocar o prego ou parafuso TAMPE com MASSA CORRIDA ou GESSO e espere secar.
IMPORTANTE: A SUPERFÍCIE PRECISA ESTAR COMPLETAMENTE SECA, LIVRE DE UMIDADE, POEIRA E DE MOFO.
3º Passo:
DILUA A COLA DE PAPEL DE PAREDE - Cola CMC - específica para PAPEL DE PAREDE.
Ela vem em pó e a cada 50 gramas é diluída em 2 litros de água que rende até 10m² de parede (2 ROLOS DE PAPEL).
Dissolva o conteúdo conforme indicado acima, para melhor dissolver o pó use apenas 10% da água indicada e depois acrescente o restante. Use água fria e mexa até ficar totalmente transparente, formarão “grumos”, que vão se dissolvendo aos poucos. Deixe descansar por ½ hora aproximadamente, antes de usar. Depois de dissolvido em água este adesivo tem poder de adesão por 75 horas, depois vai perdendo o efeito
A COLA CMC É INCOLOR, INODORA E ATÓXICA E O RECIPIENTE QUE VOCÊ UTILIZA, POSTERIORMENTE, PODESER LAVADO COM ÁGUA E DETERGENTE, NORMALMENTE.
4º Passo:
Por onde começar (Dica):
Inicie por um local de pouca visibilidade (tipo de trás da porta) ou por um outro ponto de pouca visualização, pois vai ser nesse mesmo ponto que irá terminar a aplicação e o desenho pode não coincidir totalmente, assim o arremate ficará bem disfarçado.
Marque a linha vertical:
O êxito do trabalho depende de seu início, portanto comece com o prumo. Tire uma linha de prumo para a orientação vertical, marque um pequeno tracejado (com lápis de grafite) com 1cm maior que a largura da faixa que você vai aplicar. Quando você levar a faixa até a parede para colar o Papel o tracejado vai servir de orientação quanto a verticalidade.
Corte as faixas do primeiro Rolo:
Meça a altura da parede onde vai ser aplicada a 1ª faixa e adicione 5cm para cada da ponta. Cortar a 1ª faixa na medida encontrada.
5º Passo:
Aplicando a COLA :
Com a trincha ou brocha, aplique a cola na parede no rumo onde irá aplicar a 1ª faixa.
Em seguida, coloque a 1ª faixa sobre a mesa e com a trincha ou brocha, aplique uma demão de adesivo de forma homogênea em 3/5 partes da folha (esta primeira parte deverá ser a que contêm a numeração a lápis feita previamente). Observe que toda área tenha recebido o adesivo, principalmente as bordas, dobre a parte adesivada sobre si mesma fazendo com que toque adesivo com adesivo. Repita a operação nos 2/5 seguintes e dobre de forma igual (ao dobrar deixe dorsos arredondados não vinque). Deixe descansar por 2 minutos em dias mais frescos, em dias mais quentes apenas 1 minuto.
6º Passo:
Aplicação da 1ª faixa:
Lembrete: Quando bem colocada a 1ª faixa o restante também será bem colocado.
Suba na escada com a faixa depositada sobre um dos braços (braço esticado). Se posicione de maneira cômoda para iniciar a aplicação. Note que depois da faixa ter recebido o adesivo ela se tornou mais frágil e portanto evite movimentos bruscos. Desdobre os 3/5 (parte marcada com o nº 1) e comece a posicioná-la na parede deixe 5 cm de sobra no canto da parede com o teto (esses vão ser retirados posteriormente).
Acomode a faixa seguindo a orientação da linha de prumo traçadas anteriormente. Note que o adesivo permite que você deslize a faixa alguns centímetros com cuidado para melhor posicioná-la no local ideal.
Após o bom posicionamento deslizando a palma da mão sobre a faixa fixe-a em toda sua extensão. Desdobre os outros 2/5 da faixa e também alise-os com a palma da mão retirando sempre as grandes bolhas de ar que ficam retidas por debaixo da faixa.
7º Passo:
Depois de ter colocado a faixa "no prumo" correto, alise com a mão para tirar as bolhas de ar maiores. Em seguida alise com a escova para retirar o restante das bolhas menores (pequenas bolinhas de adesivo são normais, depois de seco desaparecem). Usando a espátula pressione bem aos cantos (teto e rodapé). Com a própria espátula como guia (régua) recorte o material excedente na beira do teto e do rodapé. Use sempre a lâmina do estilete bem afiada, e apoie toda a parte cortante, não use apenas o bico da lâmina para o corte, pois pode resultar em um tipo de "serrilhado" indesejável. E por falar em corte tome muito cuidado com o estilete ele não só corta papel.
8º Passo:
Aplique as faixas restantes:
Utilizando a beira (lateral) da 1ª faixa como guia, aplique a 2ª da mesma forma que a 1ª. Atenção para coincidir o encaixe dos desenhos entre as faixas (quando for o caso) - MEÇA ANTES DE CORER AS DEMAIS FAIXAS, a altura necessária para deixar de papel para que a emenda coincida!! ...Faça com que a emenda fique bem unida, mas não sobreposta.
DICA: Bolhas pequenas de aproximadamente 1 cm de diâmetro desaparecem totalmente depois de 24 horas, não force muito a retirada dessas bolhas para não danificar o trabalho já executado.
DICAS:
Portas e janelas:
Estas não devem ficar para depois, siga sempre a sequência, conforme forem aparecendo vá concluindo-as. Coloque a faixa sobre as mesmas como se não estivessem ali, depois de posicionada a faixa, não alise ainda. Recorte o vão da porta ou janela com um excedente de 5cm. Faça um corte em diagonal até o vértice da moldura ou canto da porta ou janela. Ai sim vá moldando a faixa como nos casos anteriores, depois corte os excedentes da mesma forma que executado no teto e rodapé. Lembre-se de usar sempre o estilete bem afiado e a espátula como guia.
Retoques as emendas:
Depois de 15 ou 20 minutos da aplicação verifique se as emendas estão aderidas, com auxílio da espátula de silicone (celulóide).
Limpe as faixas:
A cada 2 ou 3 faixas aplicadas limpe os excessos de adesivo que tenham ficado sobre a superfície com água limpa, esponja e um pano macio, cuidado para não deixar escorrer água para dentro das emendas sem marcá-las.
Caixa de luz:
Conforme vão aparecendo ignore-as, cubra-as com o revestimento, depois de seco, faça um corte em X sobre a caixinha e retire o material excedente.
IMPORTANTE: ANTES DE QUALQUER COISA DESLIGUE A ENERGIA ELÉTRICA.